
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição inadequada dos dentes e dos ossos maxilares. Dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Essas posições irregulares podem ser causadas pela hereditariedade, pela perda prematura dos dentes de leite, por alimentação inadequada, pelo hábito de chupar o dedo e por outros maus hábitos. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes mal posicionados também prejudicam a aparência. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência mais agradável. A ortodontia pode ser dividida em ortodontia fixa (com braquetes e bandas coladas aos dentes) e removível (aparelhos removíveis). No adulto, quando as bases ósseas estão muito discrepantes, indica-se a cirurgia ortognática. Na criança em desenvolvimento estas discrepâncias podem ser tratadas com aparelhos fixos e em alguns casos com aparelhos ortopédicos.
Implante dentário é um procedimento realizado através da utilização de pinos de titânio que são introduzidos no osso da arcada dentária, passando a funcionar como uma “raiz artificial”, onde poderão ser fixados diferentes tipos de próteses dentárias: de um único dente ou vários. O pino de titânio adere firmemente ao osso tornando-se parte integrante do osso.
Dentística é o ramo da odontologia que atua na área da restauração dental e estética. Os profissionais desta especialidade tratam de clareamento dental, uso de resinas diretas e indiretas, estética gengival, facetas e restaurações estéticas, etc.
O seu principal foco é a restauração de dentes e a cosmética dental, sendo a Dentística uma especialidade importante para a manutenção da saúde individual. A permanência de cáries pode causar sérios problemas ao equilíbrio bucal e criar deficiência na mastigação dos alimentos.
Periodontia é a especialidade que trata e previne doenças dos tecidos periféricos aos dentes, ou seja, as gengivas e os ossos que dão suporte aos dentes (periodonto). Este sistema é formado por osso, ligamento periodontal e cemento alveolar. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, tais como a gengivite e a periodontite. As gengivas merecem uma atenção especial na saúde bucal, e muitas vezes a falta de higiene adequada e maus hábitos, podem provocar doenças sérias nessa região.
Endodontia é a especialidade da odontologia responsável por todo o sistema de canais radiculares e tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.
A prótese dental é a especialidade que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os dentes, por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal e cerâmica ou somente cerâmica), próteses removíveis (prótese total - popular dentadura) ou prótese parcial removível (ponte móvel). Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.
Essa é o ramo da odontologia responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face, que vai desde a remoção de dentes inclusos (como o siso) até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas, malformações estruturais e traumas dos ossos da face. É também responsabilidade da Cirurgia Oral, o diagnóstico de lesões da região da cabeça e do pescoço, como sejam os cistos ou tumores, que tenham envolvimento com as estruturas orais.
A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.
São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.
O tratamento para crianças também requer cuidado especial, pois precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista se torne um procedimento agradável. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.
É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajudá-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.
Radiologia é a parte da ciência que estuda a visualização de ossos da face, dentes e outras estruturas através do uso de radiações criando uma imagem. Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos de imagem como a tomografia computadorizada odontológica. Esses novos equipamentos e muitos outros avanços vieram a contribuir para tornar essa área odontológica ainda mais interessante.